Dado que todo cabelo é composto pelos mesmos ¨ingredientes¨ e possui a mesma anatomia, você já se perguntou por quê existe uma variedade tão grande de tipos ou estruturas de cabelo? A estrutura ou tipo de cabelo não é apenas a base sobre a qual você prepara seu look, ela também é essencial para entender as necessidades do seu cabelo e que tipo de cuidado e produtos você deve usar para mantê-lo lindo e saudável. Cada tipo de fio pede ingredientes específicos, absorve e reage à fórmula aplicada ao cabelo de uma maneira singular.
Quais elementos definem a estrutura do cabelo?
Seja liso, ondulado, fino, médio, grosso, cacheado ou tingido (lembrando que a tintura e os processos químicos podem mudar radicalmente a estrutura de cabelo com a qual uma pessoa nasce), a estrutura do cabelo depende de três fatores: as propiedades da superfície, o grau de curvatura do fio e o diâmetro da fibra capilar.
Fator 1) A superfície
Quando pesquisadores e cabelereiros comentam sobre as propriedades superficiais do cabelo, basicamente estão referindo-se ao fato de este ser quimicamente tratado (independente do tratamento) ou virgem. Quando tingido, alisado por progressiva, queratina ou relaxamento, ou cacheado por permanente, seu escudo hidratante natural, composto por uma pequena camada de ácidos graxos protetores, tambén conhecida como camada F, se elimina, o que afeta a estrutura celular do cabelo. A camada F age como um impermeabilizante para o fio capilar, o que explica por exemplo, porquê os cabelos tingidos ou quimicamente tratados absorvem água como uma esponja. Quando úmido, o cabelo tingido pode aumentar seu peso em até 200%, enquanto um cabelo virgem aumenta no máximo entre 12 e 18%. Essa camada também é responsável por manter a cutícula suave e leve, o que permite ao cabelo refletir luz e brilho. Por retirar-la, os tratamentos químicos geralmente fazem que com o passar do tempo o cabelo fique com uma aparência opaca e apagada se não tiver uma rotina de cuidado com tratamentos de qualidade superior.
Fator 2) A Curvatura
A curvatura do cabelo é o termo técnico utilizado por doutores e cientistas para se referir ao grau de cacho de uma fibra capilar. À medida em que o grau de cacheado aumenta, outras propriedades da fibra, como o diâmetro, passam a ser menos decisivas para o visual final que o cabelo vai ter e como ele vai se comportar com o clima e a rotina. Cada fibra capilar cacheada tem um padrão de crescimento natural único e pode retorcer-se e girar em múltiplas direções. O cacheado pode variar de cachos bem definidos naturalmente e outros onde fibra tem um padrão próprio e diferente de cacho, deixando um visual mais ¨bagunçado¨. Enquanto muitas mulheres com estrutura de cabelo liso frequentemente buscam mais volume e diferenciação no pentenado, fazendo ondas ou escova, as mulheres de cabelo cacheado procuram domar o volume do seu cabelo.
Fator 3) O diâmetro: seus fios são grossos, médios, ou finos?
a que um fio ou fibra capilar seja considerado grosso ou fino, se mede seu diâmetro, rndependente da quantidade de fios que uma pessoa tenha no cabelo. O diâmetro do cabelo humano varia entre 15 micrones (muito fino) e 170 micrones (extremadamente grosso), sendo entre 60 e 110 micrones o diâmetro da raiz no couro cabeludo, e tem um impacto sigificativo na maneira de pentear e nos looks desejados. Quanto mais grosso seja o cabelo, por exemplo, maior a probabilidade de que adquira frizz e se sinta àspero, por isso é essencial usar produtos altamente hidratantes. Em contrapartida, a estrutura de cabelo muito fina, por ser bem lisa e flexível, dificilmente mantém um penteado ou look criado por muito tempo, tendendo a regressar ao seu estado liso natural.